Quer saber mais sobre enchentes e como funciona o seguro contra enchentes no seguro residencial? Então você veio ao lugar certo. Nesta matéria, você aprenderá como ela funciona e cada uma das situações que podem acioná-la.
Um problema que muitas pessoas enfrentam no Brasil são as enchentes, por isso uma dúvida comum é qual seguro cobre enchentes e alagamentos. Nas grandes cidades, principalmente quando há muita chuva, há grandes chances de algumas estradas ficarem alagadas.
Quando isso acontece e a água invade a casa, muitas vezes pode causar sérios danos a móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e outros objetos. O que levanta a questão: o seguro residencial oferece cobertura contra enchentes?
Leia para saber mais!
Seguro contra inundações e seguro contra submersão em seguros residenciais
Observe que você pode ver alguns tipos de cobertura de seguro residencial abaixo.
Causado pela chuva
Não é incomum que o seguro residencial cubra enchentes e enchentes devido a chuvas na apólice. Isso porque, de maneira geral, as residências afetadas por esse tipo de problema tendem a estar em áreas que já apresentam notórios riscos de intrusão de água e são consideradas de risco.
De qualquer forma, cada seguradora tem suas próprias regras, por isso é aconselhável verificar essa proteção e, principalmente, ficar atento ao que está descrito na apólice. Dessa forma, você não ficará surpreso.
Causada por outras circunstâncias
O seguro residencial geralmente oferece proteção contra riscos imprevistos. Portanto, o seguro residencial cobre coisas como roubo, furto, queda de raio, explosão, incêndio, entre outros. Ou seja, danos causados por circunstâncias acidentais.
Este é o caso de inundações causadas por coisas como canos estourados. Neste caso, o seguro de casa poderá cobrir os danos que tais situações possam causar. Isso porque, ao contrário das inundações induzidas pela chuva, os proprietários não sabiam que havia algum risco.
Porém, para saber se há cobertura de água e enchente no seu seguro, consulte o seu corretor e saiba o que está na sua apólice.
Como proteger sua casa de enchentes e enchentes?
Independentemente de o seu seguro cobrir inundações e enchentes, você sempre precisa pensar em proteger sua casa desses eventos. Isto é especialmente verdadeiro se a residência estiver localizada em uma área propensa a inundações. Por isso, listamos algumas dicas que você pode seguir para se proteger desses riscos.
- Limpe calhas, telhas e calhas com frequência. Portanto, a água não se acumula nesses locais.
- Se sua casa estiver em um declive, construa um muro de contenção. Dessa forma, você reduz as chances de travamento.
- Para evitar que a água se acumule, instale calhas ao redor do perímetro da casa.
- Fique atento aos alertas da defesa civil do seu estado e acompanhe a previsão do tempo para a sua cidade no site do Centro de Previsão do Tempo e Pesquisas Climáticas do INPE.
O que fazer em caso de enchente?
Se isso acontecer com você em sua casa, existem mais alguns cuidados a serem tomados para evitar maiores danos:
- Procure não entrar em contato com a água que alaga sua casa, pois traz o risco de doenças graves.
- Mantenha itens importantes altos. Manter itens como alimentos, remédios, documentos e utensílios fora do alcance da água pode evitar danos maiores.
- Em hipótese alguma consuma alimentos que tenham entrado em contato com a água. Afinal, ele pode ter sido contaminado.
- Não arrisque atravessar enchentes. Além dos riscos do contato com a água, você pode cair em buracos ou ser ferido por objetos subaquáticos.
- Evite ficar perto de postes, cercas elétricas, linhas de energia e outros itens semelhantes. Isso porque atraem raios, principalmente em dias de chuva.
- Tente ficar em um local seguro que não tenha sido invadido por água e possa esperar por resgate ou inundação.
Tire suas dúvidas
Veja abaixo todas as respostas para suas principais perguntas sobre enchentes, inundações e enchentes.
Qual a diferença entre enchente, inundação e alagamento?
Primeiramente, ao falar se o seguro residencial cobre alagamento, enchente e enchente, vale explicar qual a diferença entre esses termos. Afinal, eles não significam a mesma coisa que muitas pessoas pensam.
Enchente
Por exemplo, quando dizemos que um rio está transbordando, queremos dizer simplesmente que o nível da água está subindo. Portanto, é incorreto chamar uma situação de intrusão de água em uma estrada de inundação.
Inundação
O termo inundação refere-se a uma situação em que a água transborda de onde está armazenada e invade locais onde normalmente não deveria estar. Ou seja, se chuvas fortes fizerem com que rios ou lagos encha e vaze, isso significa inundação.
Alagamento
Finalmente, a palavra inundação é usada para se referir a algum lugar onde a água se acumula após o dilúvio. Nesse caso, se o rio inundar e ficar bloqueado devido à má drenagem do local, significa que o local está alagado.
Veja Também:
https://primeiroseguro.com/quanto-tempo-leva-para-fazer-um-seguro-de-carro/
https://primeiroseguro.com/como-cancelar-o-seguro-de-carro-progressivo-em-2023/